Ana Costa Ribeiro



Quando tinha 18 anos, fui para Paris estudar francês e comprar uma câmera fotográfica. Me inscrevi num curso da Aliança Francesa e meu pai pediu para um amigo me indicar um bom equipamento. Era o Alécio de Andrade, um grande fotógrafo brasileiro radicado em Paris há mais de trinta anos. Entramos numa loja que parecia um brechó e Alécio escolheu o corpo de uma Nikon FM que estava num canto e juntou com uma lente 50mm que encontrou em outro canto. Além de me indicar o equipamento, Alécio estava incumbido a me “ensinar a fotografar”. Sentamos num café. Ele me mostrou como colocar o filme na câmera e me disse que havia apenas duas coisas a saber sobre o equipamento: a abertura do diafragma, que regulava o tamanho do buraco no qual entrava a luz, e a velocidade do obturador, que definia quanto tempo o negativo ficaria exposto à luz. O resto é olhar o mundo lá fora, ele disse. A explicação deve ter durado uns dois minutos e meio.

Comprei meu primeiro filme, um P&B de 36 poses, coloquei-o na câmera, e saí sozinha pelas ruas de Paris para ver o mundo. Lembro da pulsação no meu peito e da respiração ofegante a cada clique. Os quadros eram milimetricamente calculados e eu ficava sempre esperando o momento preciso para apertar o disparador. Não sei quanto tempo levei para calcular cada foto, mas a sensação é de que passei uns 15 minutos pensando e elaborando cada uma. Todo um mundo se abria para mim.

Quando acabou o filme, fui num beco de Paris onde um jovem amigo francês costumava revelar suas fotos. Deixei minha pequena obra lá, que ficaria pronta dali a uns três dias. Ao voltar, fui recebida com a triste notícia: não havia uma única foto impressa no negativo, absolutamente nada tinha sido registrado. Meus olhos se encheram de lágrima.
  
Depois descobri que eu tinha colocado o filme de forma errada na câmera, enrolando a ponta do negativo em sentido anti-horário ao invés de inseri-la em sentido horário. Nunca mais coloquei um filme errado numa câmera nem esqueci os ensinamentos de Alécio, de que basta calcular a quantidade de luz que atinge o negativo e o resto é olhar o mundo lá fora.  Até hoje, com câmeras digitais que vêm com um milhão de recursos, coloco a câmera no modo manual e controlo apenas a abertura do diafragma e a velocidade do obturador, como se estivesse usando a minha velha Nikon FM. Jamais esquecerei cada fotografia daquele primeiro filme que cliquei em 1996. 
A.C.R.

Ana Costa Ribeiro é poeta e cineasta. Doutoranda em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ, possui Master of Fine Arts em Cinema pela San Francisco State University e graduação em Comunicação Social pela UFRJ. Tem atuado principalmente como roteirista, diretora e montadora. Seus filmes foram exibidos em festivais no Brasil, na Holanda, na Alemanha, na Espanha e nos Estados Unidos. Trabalha com as relações entre som, palavra e imagem, sobretudo em busca de uma interação entre uma linguagem poética e uma linguagem documental. Atualmente é professora do Ateliê da Imagem e da Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

Nenhum comentário: